Marcos Luporini, diretor e co-criador da personagem, participou como palestrante em um Webinar promovido pela Agência de Inovação Inova Unicamp, realizado no último dia 23 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual.
A Agência de Inovação Inova Unicamp realizou no último dia 23 de abril de 2025 um Webinar em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual para dar visibilidade e sensibilizar a reflexão sobre as contribuições da propriedade intelectual (PI) para a inovação, um tema presente desde sempre no DNA da Galinha Pintadinha.
Neste ano, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) escolheu como mote “PI e a música: sinta o ritmo da PI”. Dessa forma, nada mais apropriado do que contar como convidado especial Marcos Luporini, co-diretor e co-criador da grande PI Galinha Pintadinha, falando sobre o tema música, criatividade e propriedade intelectual.
Além de Luporini, o evento contou com Iara Ferreira, Coordenadora de Negócios e Inovação da Unicamp abordando a proteção da propriedade intelectual, e Patrícia Falcão, gestora de serviços legais da Clarke Modet, palestrando sobre o direito autoral na música e nos programas de computadores.
O Dia Mundial da Propriedade Intelectual foi estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) para aumentar a conscientização sobre como patentes, direitos autorais, marcas e desenhos impactam a vida diária, além de celebrar a criatividade e a contribuição de criadores para o desenvolvimento econômico em todo o mundo.
Para a marca Galinha Pintadinha, a discussão sobre o tema é fundamental e demonstra como o seu case de sucesso, juntando música, audiovisual e criatividade, é inovador e serve de exemplo para o cuidado com as propriedades intelectuais brasileiras e no mundo.